Merindilogun - Jogo de búzios |
O jogo de búzios
instituído no Brasil obedeceu a um sistema prático para uma cultura
ainda em formação na época. Esse conceito surgiu no tempo da
organização do candomblé do Engenho Velho, em Salvador, Bahia,
quando Iyà Nàsó e seu povo iniciaram uma linha de trabalho
religioso para manter vivas as crenças ancestrais africanas. Naquela
época, 1830, eram raros os que tinham a função do jogo.
Os primeiros candomblés
no Brasil eram dirigidos por mulheres, tornando-se a modalidade do
jogo de búzios a ideal por poder ser utilizada por mulheres,
diferente do Ópelé Ifà que só pode ser usado por homens. Ambos utilizam as mensagens (versos) dos odus, que serão abordados em outro post.
Merindilogun - vem da
palavra Erindinlogun, que significa dezesseis é o sistema
divinatório através de Orunmilà que é responsável pela
comunicação entre os orixás e o sacerdote. Neste sistema, o
sacerdote capacitado interpreta as mensagens dos odus que
correspondem à passagens (versos) que trazem as mensagens dos
orixás.
Esta é a forma mais usada
por Babalorixás (pais) e Iyalorixás (mães) no Brasil.
Cada ser humano traz
consigo certos odus que podem influenciar tanto positivamente quanto
negativamente, dependendo da situação apresentada por Orunmilà nas
caídas dos búzios. Cabe ao babalorixá ou Iyalorixá saber
interpretar e seguir as orientações dos orixás corretamente para
se obter êxito, positivando aquele odu, caso necessário.
É importante entender que
Odu é a força ou energia que influencia o destino, e que suas
mensagens abrangem presente, passado e futuro do consulente, podendo
abordar todo e qualquer assunto ou situação. Por isso deve-se
entender que é necessário confiar no Babalorixá ou Iyalorixá que
irá entrar na sua intimidade para falar de assuntos delicados e até
mesmo sigilosos.
Muitas pessoas procuram
acessar este oráculo com o intuito de descobrir qual é o seu Orixá,
oque é um grande equívoco, pois o Orixá da pessoa pode ou não ser
revelado numa simples consulta. Em uma consulta aos búzios, todos os
Orixás podem falar, uns mais, outros menos. É fato que há um
determinado Orixá que se apresenta com mais frequência para uns e
menos para outros, oque não quer dizer que seja este ou aquele o
Orixá do consulente.
Pode ser que o Orixá da
pessoa só se revele após certos preceitos que só um Babalorixá ou
Iyalorixá capacitados podem acessar.
Basicamente, os versos
contidos nas caídas dos búzios trazem as mensagens dos odus, que se
dividem em 16. Em cada odu existem mensagens de Orixás que
apresentam o problema (situação) e uma possível solução. Um
exemplo é que caso o consulente esteja sendo alvo de alguma energia
que tenha sido mandada para atrapalhar, destruir ou até ocasionar a
morte da pessoa, o Babalorixá ou Iyalorixá capacitado saberá quais
caminhos deverá seguir para contornar tal situação, desde que
Orunmilà mostre que ainda há solução.
“Orunmilà elerì ìpìn”
“Orunmilà testemunha os
destinos”
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