domingo, 12 de abril de 2015

O jogo de búzios

Merindilogun - Jogo de búzios
O jogo de búzios instituído no Brasil obedeceu a um sistema prático para uma cultura ainda em formação na época. Esse conceito surgiu no tempo da organização do candomblé do Engenho Velho, em Salvador, Bahia, quando Iyà Nàsó e seu povo iniciaram uma linha de trabalho religioso para manter vivas as crenças ancestrais africanas. Naquela época, 1830, eram raros os que tinham a função do jogo.

Os primeiros candomblés no Brasil eram dirigidos por mulheres, tornando-se a modalidade do jogo de búzios a ideal por poder ser utilizada por mulheres, diferente do Ópelé Ifà que só pode ser usado por homens. Ambos utilizam as mensagens (versos) dos odus, que serão abordados em outro post.

Merindilogun - vem da palavra Erindinlogun, que significa dezesseis é o sistema divinatório através de Orunmilà que é responsável pela comunicação entre os orixás e o sacerdote. Neste sistema, o sacerdote capacitado interpreta as mensagens dos odus que correspondem à passagens (versos) que trazem as mensagens dos orixás.
Esta é a forma mais usada por Babalorixás (pais) e Iyalorixás (mães) no Brasil.

Cada ser humano traz consigo certos odus que podem influenciar tanto positivamente quanto negativamente, dependendo da situação apresentada por Orunmilà nas caídas dos búzios. Cabe ao babalorixá ou Iyalorixá saber interpretar e seguir as orientações dos orixás corretamente para se obter êxito, positivando aquele odu, caso necessário.
É importante entender que Odu é a força ou energia que influencia o destino, e que suas mensagens abrangem presente, passado e futuro do consulente, podendo abordar todo e qualquer assunto ou situação. Por isso deve-se entender que é necessário confiar no Babalorixá ou Iyalorixá que irá entrar na sua intimidade para falar de assuntos delicados e até mesmo sigilosos.

Muitas pessoas procuram acessar este oráculo com o intuito de descobrir qual é o seu Orixá, oque é um grande equívoco, pois o Orixá da pessoa pode ou não ser revelado numa simples consulta. Em uma consulta aos búzios, todos os Orixás podem falar, uns mais, outros menos. É fato que há um determinado Orixá que se apresenta com mais frequência para uns e menos para outros, oque não quer dizer que seja este ou aquele o Orixá do consulente.
Pode ser que o Orixá da pessoa só se revele após certos preceitos que só um Babalorixá ou Iyalorixá capacitados podem acessar.

Basicamente, os versos contidos nas caídas dos búzios trazem as mensagens dos odus, que se dividem em 16. Em cada odu existem mensagens de Orixás que apresentam o problema (situação) e uma possível solução. Um exemplo é que caso o consulente esteja sendo alvo de alguma energia que tenha sido mandada para atrapalhar, destruir ou até ocasionar a morte da pessoa, o Babalorixá ou Iyalorixá capacitado saberá quais caminhos deverá seguir para contornar tal situação, desde que Orunmilà mostre que ainda há solução.


Orunmilà elerì ìpìn”
Orunmilà testemunha os destinos”




Nenhum comentário:

Postar um comentário